Compartilhe esse conteúdo

Apoio para a luta pelo PCCTA

A Reitoria da UFGD emitiu uma declaração oficial reiterando seu compromisso inabalável com a valorização dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs). Reconhecendo o papel fundamental desses profissionais no cenário educacional brasileiro, a instituição destaca a necessidade premente de atualização do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) para enfrentar os novos desafios que se apresentam.

Confira a nota na íntegra:

Prezada Comunidade Acadêmica,

A Reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) reitera seu compromisso com a valorização da categoria dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs). Reconhecemos a relevância desses profissionais para o sistema educacional brasileiro como um todo. O Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), conquista histórica para os servidores das universidades e institutos federais, precisa ser atualizado para se alinhar adequadamente aos novos desafios com que a categoria se depara.

Nesse contexto, apoiamos a justa demanda dos servidores técnico-administrativos pela reestruturação da carreira e recomposição salarial. A proposta de reestruturação do PCCTAE, que obteve a maior votação no tema Educação durante a consulta do Plano Plurianual (PPA) na plataforma Brasil Participativo, reforça a urgência dessa medida. A categoria, composta por mais de 220 mil pessoas, aguarda ansiosamente por essa atualização.

Vale ressaltar que o aprimoramento do PCCTAE terá impacto positivo no funcionamento das Instituições Federais de Ensino (IFEs). Atualmente, essas instituições enfrentam os efeitos da precarização da carreira, incluindo evasão de servidores, sobrecarga de trabalho e adoecimento. Além disso, o processo de terceirização prejudica atividades essenciais como ensino, pesquisa, extensão, assistência e gestão.

Diante do exposto, reforçamos nosso compromisso com o fortalecimento da Rede Federal de Ensino e apoiamos todas as iniciativas que possam garantir um ambiente justo e valorizador para a categoria de TAEs.

Reitoria da UFGD

Dourados, 22 de fevereiro de 2024.