O Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais – SINTEF/UFGD vem a público expressar sua solidariedade irrestrita à população do estado do Rio Grande do Sul, especialmente aos nossos e às nossas colegas, trabalhadores e trabalhadoras das Universidades Federais e dos Hospitais Universitários gaúchos, que enfrentam não somente os desafios da rotina profissional, mas agora também os impactos devastadores das mudanças climáticas.
Sabemos que a calamidade que se abate sobre o Rio Grande do Sul é resultado da crise climática gestada pelo modo de produção capitalista e sua sanha predatória sobre os recursos naturais. Segundo recente relatório da Oxfam Brasil, em 2019 o 1% mais rico produziu tanta poluição quanto os dois terços mais pobres da humanidade. Precisamos de um novo modelo de desenvolvimento, o qual coloque as necessidades da classe trabalhadora e da natureza como prioridades, ao invés do lucro dos capitalistas.
Entendemos que a luta por condições dignas de trabalho está intrinsecamente ligada à luta por justiça climática. Não podemos permitir que a classe trabalhadora continue pagando a conta por mais essa crise. Por isso, em solidariedade aos e às colegas do Rio Grande do Sul, reafirmamos as pautas que nos levaram à greve, principalmente as demandas por reajuste salarial e reestruturação da carreira, ao tempo que nos somamos à exigência por um orçamento federal emergencial para o estado diante da catástrofe, vez que isso não significa prejuízo para as nossas pautas.
Neste momento de crise, reafirmamos nosso compromisso em defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como na defesa de uma ciência socialmente engajada produzida a partir das universidades públicas, gratuitas, de qualidade e socialmente referenciadas e de uma necessária transição ecológica.
Que esta adversidade nos una ainda mais na luta por um futuro mais justo, solidário e em harmonia com a natureza.
Para doar qualquer quantia em apoio faça um pix para pixrssolidariedade@gmail.com. Os valores doados serão utilizados para compra de cestas básicas e itens essenciais que serão destinados pela @assufrgssindicato às pessoas atingidas pelas chuvas.