Na última sexta-feira, 1º de março, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais (SINTEF) realizou a Segunda Assembleia Geral Extraordinária de 2024 de forma presencial no auditório da unidade 1. Durante esse encontro, foram discutidos temas essenciais para a categoria, incluindo servidores/as técnicos aposentados/as e técnicos/as lotados/as tanto na UFGD quanto no Hospital Universitário (HU).

Aqui estão os principais pontos de pauta e deliberações abordados durante a assembleia:

1. Informes:
    Foram destacadas as ações programadas para o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, data que será marcada pela paralisação das mulheres, já aprovada em assembleia anterior.
  2. Análise de Conjuntura:
    Relatos dos resultados das mesas de negociação com o Governo foram apresentados. Tanto a mesa de negociação geral quanto a específica foram discutidas, com destaque para os principais acontecimentos que envolveram reajuste salarial e reestruturação da carreira dos TAES no mês de fevereiro. Saiba mais aqui: https://fasubra.org.br/geral/campanha-salarial-2024/
  3. Deflagração de Greve para 11 de março de 2024:
    Os/as TAEs expressaram unanimemente suas preocupações em relação à proposta que não atende às perdas salariais dos últimos anos e não contempla os/as aposentados/as.

Houve divergências sobre a deflagração da greve a partir do dia 11 de março. Alguns servidores defenderam o início do movimento já nessa data, enquanto outros pediram uma nova Assembleia para o dia 11, com o objetivo de ampliar a adesão da categoria na Universidade, inclusive, a coordenação do SINTEF enfatizou a importância de mobilizar setores e técnicos/as para garantir uma adesão mais expressiva ao movimento grevista.

Após a votação, ficou decidido que a categoria permanecerá em estado de greve. No dia 11 de março, haverá uma paralisação dos/as trabalhadores/as, seguida de uma nova assembleia para reavaliar a possibilidade de deflagração da greve na UFGD e no HU.

1. Eleição de delegados para a Plenária Virtual da FASUBRA dia 9 de março de 2024:
    Na assembleia, também ocorreu a votação para eleger os delegados que representarão o SINTEF na Plenária da Fasubra, agendada para 9 de março. Durante a Plenária, a Fasubra fará um balanço dos indicativos das votações realizadas nas entidades de base. A partir dessas indicações, serão conduzidas discussões em nível nacional sobre a questão da greve.
    Os eleitos para representar a base do SINTEF foram Aline Anjos da Rosa, Marco Henrique Soares Pereira e Vagner Almeida Santos, e como representante da coordenação Igor Holzbach.

A Coordenação do SINTEF convoca os/as técnicos/as filiados/as a se engajarem na atividade do dia 11 de março, com o objetivo de ampliar a adesão à greve e fortalecer a luta pela reestruturação da carreira e pelos direitos dos trabalhadores da educação.

A filiação é destacada como uma forma essencial de fortalecer o movimento sindical e estabelecer uma correlação de forças efetiva com o governo durante as negociações. Para se filiar, clique aqui.