O Grupo de Trabalho de Mulheres do SINTEF foi criado na 3ª Assembleia Geral Ordinária no dia 13 de abril de 2022 a partir de proposição das filiadas Cibele Andrade Nogueira e Josilaine Gomes
O grupo tem por objetivo fortalecer e reunir as servidoras, acadêmicas, terceirizadas e docentes para discutir pautas como feminismo, formação sindical, assédio moral e sexual, entre outros assuntos.
A ideia de formação do GT, segundo as servidoras, vem de longa data, e sempre esteve ligada ao um sentimento de empoderamento e apoio às mulheres. Porém, na última caravana para Brasília ocorrida em abril, o desejo ficou mais forte aliado ao interesse em participar dos encontros de mulheres promovidos pela Fasubra.
Os encontros serão quinzenais e ainda não há um dia e nem um horário específico. Mas a ideia é contemplar a maioria que queira participar com horários alternados. A princípio está havendo um revezamento entre fazer na unidade 2 e na FADIR. Futuramente poderão ser realizadas algumas reuniões na unidade I ou no próprio sindicato.
Cibele e Josilaine são as responsáveis pelo grupo atualmente e quem quiser participar dos encontros pode entrar em contato com elas pelos telefones: 67 991179103 e 67 99240-0324.
GT Mulheres convida para atividade no dia 19 de maio
Na quinta-feira (19/05) às 14h será realizada no Centro de Convivência uma roda de conversa proposta pelo Grupo de Trabalho Mulheres com o tema “Os desafios do maternar”.
O objetivo da atividade é promover a troca entre técnicas, discentes e docentes sobre o maternar com enfoque no espaço universitário. Também será abordado a opção de mulheres pela não maternidade. A roda de conversa será guiada pela discente do Programa de Pós-graduação em Antropologia Renata Figueiredo e a assistente social UFGD/SINTEF Naara Aragão.
A atividade também promoverá a arrecadação de fraldas descartáveis para doação. No final da roda de conversa será realizado um café coletivo, em que as participantes podem levar comes e bebes.