Os dias 15/10/2024 (terça-feira) e 16/10/2024 (quarta-feira) marcaram a adesão do SINTEF à paralisação nacional da categoria técnico-administrativa das universidades públicas e hospitais universitários. O movimento paredista teve como principal reivindicação a cobrança pelo cumprimento do acordo de greve firmado entre as representações sindicais da categoria e o Governo Federal, visto que o Governo sinalizou a retirada de pontos importantes da minuta do Projeto de Lei que versa sobre a efetivação das pautas do acordo.
Nas referidas datas também foi realizada a 4ª Assembleia Geral Ordinária do SINTEF em 2024 que teve como pautas informes da assessoria jurídica, informes gerais, apreciação da minuta do PGD e escolha de delegadas e delegados para a Plenária Virtual da FASUBRA a ser realizada nos dias 24/10/2024 e 25/10/2024.
A principal discussão realizada foi sobre a minuta do PGD, resultado do trabalho iniciado pela Comissão da PROGESP e finalizado pelo GT PGD do SINTEF. A proposta de PGD avaliada e discutida pela categoria teve como base as demandas do conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria técnico-administrativa da UFGD buscando garantir respeito aos direitos trabalhistas de servidoras e servidores e segurança jurídica para efetivação desta nova modalidade de trabalho.
Na assembleia de dois dias, em discussão a respeito do PGD, a categoria debateu sobre os desafios da vida funcional, construiu e aprovou em conjunto uma proposta de minuta para a resolução do PGD, reconhecendo a necessidade de encontrar alternativas para amenizar a precarização da vida fora e dentro do trabalho. A luta continua visando garantir que a proposta aprovada pela categoria seja referendada pelo Conselho Universitário (COUNI) da UFGD já na próxima reunião.
Outro ponto importante tratado na assembleia foram os desdobramentos do Seminário Sobre a Carreira e a Plenária Nacional da FASUBRA ocorridos entre os dias 26/09/2024 a 29/09/2024, em Brasília.
O SINTEF convida o conjunto dos trabalhadores e das trabalhadoras da categoria técnico-administrativa da UFGD a continuar em luta pela implementação do PGD conforme aprovado em assembleia e pelo cumprimento de todos os itens do acordo de greve.