Carta aberta às candidatas e aos candidatos da Consulta Prévia para Direção e Vice-Direção (2023-2027)
Faculdade de Ciências Agrárias – FCA
Faculdade de Ciências Biológica e Ambientais – FCBA
Faculdade de Ciências da Saúde – FCS
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológica – FACET
Faculdade de Ciências Humanas – FCH
Faculdade de Comunicação, Artes e Letras – FALE
Faculdade de Direito e Relações Internacionais – FADIR
Faculdade de Educação a Distância – EaD
Faculdade de Engenharia – FAEN
Faculdade Intercultural Indígena – FAIND
No dia 18 de abril (terça-feira), a comunidade universitária da UFGD dará um passo importante na construção do quadriênio 2023-2027 ao depositar o voto em uma chapa na consulta prévia das direções e vice-direções de faculdades. Das doze unidades acadêmicas que compõem a UFGD, dez delas participarão do certame (sete com chapa única e três delas com disputa entre duas chapas).
Sentimos no cotidiano – na pele, nas relações de trabalho e na convivência sócio-política – os tempos difíceis da universidade pública, sobretudo após a pandemia de covid-19, os três anos de intervenção na reitoria da UFGD e os quatro anos de cortes e sucateamento do serviço público advindos do Governo Federal.
As eleições – juridicamente apenas consultas – são paritárias entre os segmentos (estudantil, docente e técnico-administrativo). Os/as eleitos/as deverão levar a cabo, em quaisquer outras instâncias, os resultados que as urnas revelarão, considerando como inviolável o processo democrático.
Nesse sentido, é de suma importância que os/as candidatos/as se comprometam com a comunidade acadêmica, que irão respeitar e fortalecer a democracia interna como pressuposto para o exercício da autonomia universitária.
Nós, representantes dos movimentos estudantil e sindical, pedimos que, os/as eleitores/as fiquem atentos/as aos planos de gestão e, inclusive, à trajetória percorrida por quem, agora, coloca o nome à disposição para cargos tão importantes da nossa instituição.
Mais do que nunca, precisamos que as relações cotidianas entre técnicos/as-administrativos/as, discentes, docentes e comunidade externa sejam pautadas pelo diálogo, pelo respeito e por construções coletivas, buscando inovar e investir nos processos formativos e na qualidade de vida e de saúde de toda a comunidade.
Às direções cabe o papel fundamental de pavimentar os caminhos para garantir que a UFGD mantenha e cumpra sua missão como instituição pública e popular, promotora de ensino, pesquisa e extensão, de qualidade socialmente referenciada.
Ao serem eleitas/os esperamos que os/as diretores/as e seus/suas respectivos/as vice-diretores/as se somem à rede de ação em defesa da democracia e, consequentemente, dos interesses coletivos da nossa UFGD durante todo o exercício do mandato vindouro, pautando o combate aos assédios de qualquer natureza, a valorização das universidades públicas, a defesa das ações afirmativas e de inclusão social para que a UFGD se torne cada vez mais diversa e mais forte no cenário das Instituições Federais de Ensino Brasileiras.
Dourados, 14 de abril de 2023.
SINTEF – Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação das Instituições Federais
ADUF – Sindicato das Professoras e Professores da UFGD
APG – Associação de Pós-Graduandos/as da UFGD
DCE – Diretório Central dos e das Estudantes da UFGD