O Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais – SINTEF convoca as/os trabalhadoras/es da categoria para participarem das atividades que irão compor a agenda local de reivindicações e lutas, cujo tema de 2023 propõe a reflexão sobre a vida das mulheres em Dourados: “Vivas e Livres! Todas em resistência por uma cidade para as mulheres”.
A paralisação, aprovada na 2ª Assembleia Geral Ordinária, realizada em 27 de fevereiro de 2023, remete ao Dia Internacional da Mulher, historicamente marcado como data de ir às ruas para participar de vários movimentos sociais organizados.
Em um estado, como o Mato Grosso do Sul, que acumula recordes em feminicídios, segundo dados do Serviço Integrado de Gestão Operacional (SIGO) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), é urgente que a comunidade acadêmica da UFGD debata sobre a crescente cultura da violência na Região da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul e no Brasil.
Agenda principal:
09 H | Audiência Pública
“UFGD por elas: protocolo de acolhimento em casos de violência contra mulheres no âmbito da universidade”
Local: Auditório 2 da Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR/UFGD)
Evento aberto. Não é necessário realizar inscrição. Haverá formulário para a inscrição de perguntas durante a atividade.
Realização: UFGD, Sintef, Aduf, DCE, APG, HU-UFGD e GT Todas.
15 H | Marcha Feminista
Praça Antônio João, Av. Marcelino Pires, Centro.
Organização: Frente Femista de Dourados, entidades sindicais e movimentos sociais.
Para acopanhar a divulgação completa das atividades do 8M em Dourados, siga o perfil da mobilização no Instagram.
8 de março é dia de ir pra rua ✊🏿