Compartilhe esse conteúdo

Na ultima sexta-feira, 21 de janeiro, foi realizada a 1ª assembleia ordinária do SINTEF em 2022. Em formato virtual, o encontro debateu pautas importantes para a categoria. Acompanhe abaixo o resumo das discussões e encaminhamentos.

Calendário de Mobilização
A coordenação do SINTEF apresentou para os presentes informações a respeito do calendário de lutas pela valorização do serviço público que está sendo construído em conjunto com demais entidades e fóruns nacionais.

27 de janeiro – Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais – SPFs.
04 de março – Plenário da Fasubra
14 a 25 de fevereiro – Jornada de lutas
09 de março – Início da greve

Indicativo de Greve
A Assembleia do SINTE aprovou, com 63 votos favoráveis, 3 contrários e 9 abstenções, a adesão ao indicativo de greve para o dia 09 de março, conforme articulação do FONASEFE e com pauta principal a reivindicação de reajuste para o funcionalismo público federal.

Ponto Eletrônico
Também foi aprovado com 77 votos favoráveis, 3 contrários e 9 abstenções, a reivindicação de adequação do sistema de ponto eletrônico (sisREF). Sobre esta pauta foram feitas considerações a respeito da implantação do ponto eletrônico, com relação às limitações que o mesmo apresenta para que servidores e servidoras que possuam função gratificada possam também trabalhar em jornada de turnos contínuos, normalmente como já acontece atualmente.

O sindicato tomará as medidas necessárias pela reivindicação junto da administração da universidade.

Retorno de atividades presenciais
A assembleia também aprovou, com 54 votos favoráveis, 1 contrário e 1 abstenção, a necessidade de se implementar novas medidas restritivas para garantir o retorno seguro ao trabalho presencial.

Vale ressaltar que os servidores já retornaram ao regime de trabalho presencial no dia 03 de janeiro de 2022. Na assembleia, a categoria se manifestou sobre os riscos do retorno presencial das atividades nesse momento crítico da pandemia de Covid-19, com avanço da variante Ômicron e aumento de casos no país.

Foi destacada, pelos presentes, a necessidade de implementação efetiva das medidas de biosegurança na universidade, como o uso constante de máscara nas dependências e a exigência do passaporte vacinal.

Conforme os encaminhamentos da assembleia, o sindicato já solicitou agenda com a Reitoria pró-tempore para apresentar essas preocupações e as seguintes reivindicações da categoria:

  • Que os setores, onde for possível, trabalhem em regime remoto;
  • Que os setores, onde for possível, trabalhem em regime de escalas.

E-mails e informes
A Coordenação de Comunicação do SINTEF informou que o sindicato está implementando o envio de e-mails informativos. E pela primeira vez, o link para a assembleia foi enviado através deste meio. Para os filiados que não tenham recebido, a Coordenação pede que entrem em contato pelas redes sociais ou pelo endereço portalsintef@gmail.com para informar seu e-mail e passar a receber os informes e notícias importantes.

Para receber notícias do sindicato direto no seu WhatsApp, clique aqui.