Compartilhe esse conteúdo

Entre 26 e 28 de outubro entidades sindicais e movimentos estiveram mobilizados na capital federal para pressionar contra a Reforma Administrativa

Crédito: Jean Maciel

O SINTEF esteve representado em mais uma semana de luta contra a PEC 32 em Brasília. Naara Aragão, uma das Coordenadoras do sindicato, participou junto de outros representantes da base da FASUBRA da agenda de atividades que se iniciou na terça-feira (26) com a recepção de parlamentares no Aeroporto Juscelino Kubitschek e terminou com ato na esplanada dos ministérios na quinta (28).

Por mais uma semana a Reforma Administrativa não foi pautada na Câmara dos Deputados. A demora em apreciar o texto no plenário é um sinal de que o Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o Governo não tem os votos necessários para aprovação da proposta. Assim, o trabalho de pressão aos parlamentares e as intensas mobilizações que ocorrem nos últimos meses tem surtido efeito.

Segundo dados do Observatório da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, no momento, 231 Deputados Federais são favoráveis à PEC 32, 231 contrários e 51 estão indecisos. Para ser aprovada no plenário da Câmara são necessários 308 votos favoráveis.

As entidades devem seguir mobilizadas ainda no mês de novembro dada a incerteza quanto às intenções do Governo e a possibilidade de manobras serem realizadas, como por exemplo, a distribuição de emendas parlamentares em troca de votos favoráveis. Nova jornada de lutas está prevista para a semana do dia 09 de novembro.

Redação: Franklin Schmalz