Compartilhe esse conteúdo

Para verificação da efetividade da adesão aos turnos contínuos dos servidores técnicos administrativos, a Comissão de Ajuste de Jornada (CAJ-UFGD) realiza de 3 a 20 de novembro uma avaliação para verificar os impactos e percepções de toda comunidade acadêmica sobre esse novo formato de atendimento.

A avaliação está prevista na resolução 242/2017 para acontecer após um ano da implantação em cada setor e resultará na recomendação da manutenção ou não dos turnos contínuos. Estudantes, professores e técnicos-administrativos podem colaborar com a pesquisa por meio da mensagem que será enviada por e-mail pelo Sistema de Avaliação Institucional (SAI). Em momento oportuno será realizada a etapa presencial da avaliação.

Em  dezembro de 2017 foi aprovada no Conselho Universitário a resolução 242/2017, que regulamenta a jornada de trabalho dos servidores Técnicos Administrativos da UFGD e implanta a modalidade de turnos contínuos nas Unidades administrativas e acadêmicas de nossa Universidade. Ou seja, o Regulamento trata do ajuste de jornada de trabalho de 6 horas diárias e carga horária de trinta horas semanais, que só poderá ser adotada quando os serviços exigirem atividades contínuas de regime de turnos ou escalas, em período igual ou superior a 12 horas ininterruptas, em função de atendimento ao público ou trabalho no período noturno e desde que sejam atendidos todos os requisitos legais.

A decisão de aderir à jornada é facultativa de cada servidor e o horário com escala de trabalho é organizado entre a chefia e os servidores do setor, devendo ser encaminhado para a Comissão de Ajuste de Jornada (CAJ) para apreciação, e aprovação posterior do processo no Conselho Universitário. Desde a aprovação da resolução cerca de 90% das diferentes Unidades da UFGD aderiram ao atendimento continuo de 12h ou até 18h.

Para verificação da efetividade da adesão aos turnos contínuos a resolução prevê que após 1 (um) ano da implantação em cada setor a Comissão de Ajuste de Jornada CAJ-UFGD, precisa realizar uma avaliação, para verificar os impactos e percepções de toda comunidade acadêmica deste novo formato de atendimento e a assim recomendar a manutenção ou não, deste modelo de trabalho. Sendo assim, convidamos você Discente, Docente e Técnico Administrativo a colaborar nesta pesquisa avaliativa online.

O SINTEF orienta servidores e servidoras a realizar a avaliação para manutenção do turnos contínuos, conquistados com muita luta.