O Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais (SINTEF) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), subsidiado pelos debates ocorridos na atividade de formação do dia 03/10/2019 e pelas manifestações internas de entidades representativas e unidades acadêmicas, vem a público repudiar o Programa Universidades e Institutos Empreendedores e Inovadores – FUTURE-SE, proposto pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), materializado em projeto de lei a ser remetido ao Congresso Nacional.

O MEC mantendo a postura de ignorar as entidades representativas, entre elas as sindicais da Educação, apresentou duas versões do FUTURE-SE sem debate com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e com a população, reiterando o caráter antidemocrático da proposta. De forma mais grave, em um cenário de perseguições ideológicas, a consulta pública a respeito do FUTURE-SE constitui-se uma falácia democrática, à medida que exige os dados pessoais de quem participa.

Com foco no mercado, o FUTURE-SE ataca a autonomia universitária e altera a forma de contratação dos TAES, dando a entidades alheias, que podem servir aos mais diversos interesses particulares, o poder administrativo e orçamentário das universidades. Trata-se de um programa de governo que ignora as especificidades das IFES em contextos tão diferentes, enfraquece o debate público e coaduna com o projeto de desmonte e privatização das universidades imposto no atual contexto.

Marcado por omissões e obscurantismo em suas premissas, o FUTURE-SE contraria os princípios que o SINTEF defende como elementares na construção de uma universidade pública, gratuita, democrática e referenciada socialmente. Por tais motivos, o SINTEF se posiciona categoricamente contrário ao projeto FUTURE-SE e a quaisquer possíveis atividades da UFGD de adesão ao referido programa.