Compartilhe esse conteúdo
CARTA PARA AS CHAPAS CANDIDATAS 
Ontem durante o primeiro debate entre as chapas candidatas na Consulta Prévia para a Reitoria da UFGD o SINTEF entregou, em conjunto com o DCE (Diretório Central dos Estudantes) e a ADUF (Sindicato dos Docentes), uma carta das três organizações solicitando às chapas o respeito ao resultado da Consulta Prévia e à autonomia universitária.
As três chapas receberam o documento que tem prazo até o dia 22/02 para resposta sobre o compromisso das chapas com o documento.
Segue baixo a carta na integra:
CARTA ABERTA ÀS CHAPAS CANDIDATAS NO PROCESSO DE CONSULTA PRÉVIA PARA A REITORIA DA UFGD
EM DEFESA DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA
Diante do processo em curso de consulta prévia para nova gestão da reitoria da UFGD, a ADUF, o SINTEF e o DCE UFGD, vem por meio desta carta
explicitar para a comunidade acadêmica o seguinte:
O processo de consulta prévia, baseado na paridade entre as categorias, é uma conquista das universidades no sentido de ampliar a participação e garantir a democracia na escolha dos seus dirigentes. Para que se garanta essa conquista e para que não sejam tomadas decisões anti-democráticas, é necessário que a comunidade acadêmica, as chapas candidatas e o Colégio Eleitoral, responsável pela elaboração da Lista Tríplice, se comprometam com o respeito ao resultado da consulta prévia.
Neste sentido, solicitamos às chapas candidatas (Chapa 1 Unidade UFGD, Chapa 2 UFGD Ação e Chapa 3 UFGD Mais) que se comprometam a respeitar o resultado da consulta prévia. Isso requer que as chapas que não se posicionarem em primeiro lugar no processo, não se candidatem no Colégio Eleitoral para serem incluídas na Lista Tríplice. Sendo assim, a composição da Lista Tríplice deve ser feita com três nomes da chapa vencedora na Consulta Prévia, a fim de que se garanta a nomeação desta.
Firmar esse compromisso significa compreender que a comunidade acadêmica da UFGD tem todas as condições de definir os rumos da universidade e também significa se comprometer com a autonomia universitária e com a garantia dos princípios democráticos.
Aguardamos o posicionamento das chapas candidatas. Externamos esse esforço das entidades representativas ao Colégio Eleitoral e a toda a comunidade acadêmica da UFGD.
Diretoria do DCE UFGD
Diretoria da ADUF – UFGD
Coordenação do SINTEF – UFGD
Dourados – MS, 19 de fevereiro de 2019.